Faça mais e melhor: 5 benefícios da automação de documentos
A criação de documentos é um aspecto central na comunicação e no fluxo de trabalho de qualquer empresa ou negócio. Contratos, faturas, petições, requerimentos, relatórios: tudo isso faz parte do dia-a-dia dos mais variados profissionais. A automação de documentos pode trazer velocidade, eficiência, consistência e redução de custos. Veja abaixo os cinco principais benefícios que a automação pode trazer à sua empresa.
Ao passo que os documentos estão no cerne de todos os negócios, a criação e a manutenção deles é uma tarefa que consome tempo e recursos.
Estudos demonstram que atividades que consomem tempo das pessoas em tarefas mecânicas e repetitivas aos poucos serão substituídas por ferramentas tecnológicas.
Um estudo da consultoria McKinsey (veja imagem) conclui: embora poucas profissões sejam totalmente automatizadas a curto ou médio prazo, certas atividades têm mais chances de serem automatizadas. Mais especificamente, a pesquisa sugere que até 45% das atividades que os indivíduos são pagos para realizar podem ser automatizadas adaptando-se tecnologias disponíveis.
A criação de documentos, em muitos casos, é uma dessas atividades. Para isso, a maioria dos profissionais utiliza editores de texto, tais como o MS Word ou OpenOffice, e não se beneficiam do potencial da automação na geração de documentos.
Os editores de texto populares trabalham na modalidade WYSIWYG, acrônimo em inglês cuja tradução significa “O que você vê é o que você obtém”. Ou seja, o texto exibido na tela é apresentado da forma como será impresso. Preparar um texto dessa maneira força você a combinar duas tarefas conceitualmente distintas: a composição do texto (escolha das palavras e estruturação lógica) e a composição estética do documento (escolha da fonte e estruturação visual dos elementos).
Não tem como: a criação de documentos ficou inevitavelmente atrelada a aspectos que envolvem a formatação do texto, o que exige do profissional ficar acertando detalhes como numeração, fontes, espaçamento, seções etc.
É fácil perceber que o tempo perdido com a preparação e a minuta de documentos implica em prejuízos ao negócio, especialmente quando essa atividade é realizada por profissionais experientes e qualificados, que poderiam estar usando seu tempo e expertise para solucionar problemas relativos às suas áreas de atuação de fato.
Veja abaixo cinco principais benefícos que a automação de documentos pode trazer para sua empresa.
Aumento de eficiência
Com a automação, é possível reduzir de forma significativa o tempo de adaptação e preparação de minutas.
Após definir quais documentos serão automatizados, faz-se uma árvore de decisão – que nada mais é do que um diagrama do raciocínio para tomada de decisão que será empregada na montagem dos documentos. Veja um exemplo na imagem a seguir.
O software de automação de documento utiliza esse esquema como um guia que orienta o usuário através dos dados – isso permite uma reprodução muito mais ágil do que o processo que o especialista teria para a geração do documento manualmente.
Engajamento da equipe e lucratividade
Como vimos acima, as funções que exigem tarefas mecânicas e repetitivas podem – e devem – ser automatizadas.
A automação de documentos pode aumentar o engajamento e criar um ambiente de criatividade a favor da sua empresa, pois sua equipe terá mais tempo para investir no seu negócio, alcançando novos clientes, em vez de perder tempo redigindo formulários, contratos e relatórios.
Os funcionários e demais colaboradores podem utilizar seu tempo e potencial em atividades mais estimulantes e lucrativas para sua organização.
Redução de erros
Documentos complexos exigem revisão de diversos itens. Sabemos que muitas atividades exigem verdadeiros check-lists de segurança.
Tomando a aviação como exemplo: mesmo com todos os avanços tecnológicos, falhas humanas ainda representam a principal causa de todos os acidentes. Erros na emissão de documentos podem gerar descrédito e prejuízos ao seu negócio.
Muitos desses erros seriam tranquilamente evitados com a automação de documento, pois uma vez que a árvore de decisão é desenhada e configurada, todos os passos para a emissão do documento final necessariamente terão que ser seguidos.
Dessa forma, a automação atua como um “check-list” de segurança forçado, podendo, inclusive, atuar de forma automática na validação de alguns dados, como, por exemplo, CEP, CPF e tantos outros.
Melhora da experiência do cliente
Cada vez mais as empresas tem focado os seus esforços para melhorar a experiência do cliente
Há diversas situações nas quais o tempo de profissionais da sua empresa é deslocado para a criação de documentos que exigem apenas o preenchimento dos dados enviados pelo cliente. Esses dados, enviados por e-mail ou whatsapp, têm que ser validados e depois inseridos no editor de texto ou em algum sistema.
A minuta, então, será adaptada para a situação concreta, e não raramente apresentará erros, pois trata-se de um processo manual.
Como dito antes: a automação de documentos permite que os dados fornecidos pelo cliente sejam automaticamente validados (por exemplo, checagem de dados como CPF, CNPJ, endereço), de modo que o documento final possa ser emitido com a mínima intervenção, reduzindo custos e aumentando a velocidade.
Esse procedimento também melhora a experiência e, portanto, a satisfação do cliente – o que beneficia sua empresa.
Retenção do conhecimento
A retenção do conhecimento é um aspecto importante em qualquer empresa, em especial nas prestadoras de serviços.
A saída de funcionários pode ocasionar perda de conhecimento, gerando prejuízos operacionais e perda de vantagens competitivas. Por isso, é essencial que as organizações adotem estratégias para reter o conhecimento, o que envolve, dentre outras coisas, a estruturação e armazenamento deste conhecimento de forma a permitir seu uso futuro.
A automação documental também pode ajudar: na revisão manual de documentos, cada profissional tem a sua metodologia de trabalho e revisão. Já o sistema de automação dos documentos, por sua vez, serve como um repositório de experiência e conhecimento da sua empresa, facilitando que novos profissionais conheçam e dominem as regras e processos de negócio.
Isso ocorre porque as regras da automação, uma vez definidas e incorporadas a um sistema, passam a integrar de forma mais permanente o patrimônio da empresa.